Controlando o Medo e a Ansiedade

RESPIRAÇÃO QUADRADA – Aprenda a técnica usada pelos soldados da Marinha Americana para controlar o medo e a ansiedade.

Use a técnica abaixo em situações onde você deseja aumentar o controle sobre seus pensamentos e emoções.

Por alguns anos eu trabalhei com segurança de dados na Europa. Eu ensinava empresas como AT&T e SKY a protegerem as suas redes contra hackers. Para hackear um sistema, uma das chaves é achar uma porta de acesso, uma brecha no sistema que te permita burlar a proteção do sistema.

Nós temos na nossa mente um sistema protegido, que é o nosso subconsciente. E é lá que sentimentos e a maioria dos nossos pensamentos têm origem. O problema é que essa área do nosso cérebro está fora do nosso controle. O que eu vou te mostrar aqui é uma forma de “hackear” o seu subconsciente e ter uma porta de acesso a ele.

Como não temos controle sob o subconsciente, não temos como controlar o que sentimos. Não adianta por exemplo você NÃO QUERER FICAR ANSIOSO. Ou não querer ter medo, ou mesmo não querer sentir ou pensar em algo.

E nós fomos feitos assim, porque o subconsciente controla quase tudo no nosso corpo. Imagine se você tivesse que pensar para fazer a comida ser digerida no seu estômago. Ou o seu coração bater. Ou se você tivesse que lembrar de piscar para os seus olhos não secarem. Tudo isso é controlado por essa parte do cérebro que funciona no piloto automático, sem que você perceba.

95% das atividades do nosso cérebro acontecem lá. Até mesmo as decisões que fazemos se formam primeiro nessa parte escondida do cérebro, e depois são enviadas para que a nossa parte consciente dê o OK ou não. A mesma coisa vale para os sentimentos, e é por isso que não temos controle sobre eles.

Mas nem tudo está debaixo desse controle involuntário. Você mexe o seu corpo quando quiser, anda, abraça, segura e tudo o mais. Então temos algumas partes do corpo com movimentos que são controladas pelo consciente e outros pelo inconsciente. Mas tem um que é um tipo de PONTE entre essas duas partes. É a sua respiração. Você não precisa pensar para respirar, isso é involuntário, mas pode alterar de forma consciente como ela acontece. Você pode escolher respirar mais devagar ou mais rápido, ou mesmo pausar a respiração por algum tempo. Ou seja, sua respiração tem conexões tanto com a parte consciente como com a parte inconsciente do cérebro.

Bingo! Achamos então um caminho para acessar e “hackear” o subconsciente! Através da nossa respiração podemos afetar o que está acontecendo lá. Recentemente a ciência descobriu que temos uma rede enorme de neurônios no nosso abdomen, e muitos na região do nosso diafragma, que é o músculo da respiração. O cérebro recebe sinais de lá para saber como estamos, ou seja, é uma forma de atalho para o cérebro, um auxiliar para saber se está tudo OK.

Por exemplo, se você começa a respirar rápido com a parte de cima do seu pulmão, seu coração começa a bater mais rápido também. Esse tipo de respiração acontece quando você está em perigo e precisa correr ou lutar. Mas quando você respira assim, mesmo não estando numa situação de perigo, os neurônios do seu diafragma passam a mensagem para o cérebro que então comanda o coração a bater mais rápido.

Mas e daí, como isso pode ser usado em termos práticos?

É bem simples. Quando você está sentindo algo que não quer sentir, ou quer parar de pensar em algo, ou está se sentindo ansioso ou com medo, use a técnica da RESPIRAÇÃO QUADRADA. Ela tem esse nome porque tem 4 lados, ou 4 tempos. Os soldados da Marinha Americana usam a Respiração Quadrada para não deixar o caos e a ansiedade do campo de batalha tomar conta das suas mentes. Ela é um tipo de meditação, e tem o poder de acalmar seu emocional e te dar foco mental.

E funciona assim:

Comece esvaziando os seus pulmões, e fique com eles vazios enquanto conta até quatro. Em seguida, inale enquanto conta novamente até quatro. Agora segure o ar nos pulmões também contando até quatro. E finalmente, esvazie os pulmões contando até quatro. Daí comece tudo novamente. Ou seja, 4-4-4-4 e repete.

Quando você enche os pulmões e segura a respiração, tente fazer isso relaxadamente, respirando mais com a barriga do que com o peito, mas sem apertar a pressão interna que geralmente criamos quando seguramos a respiração.

E é assim que soldados vencem a ansiedade no campo de batalha. Se você fizer isso por alguns minutos, vai se sentir mais calmo, focado, e vai ter mais controle sobre o seu emocional e os seus pensamentos.

Use essa técnica sempre que precisar desviar a sua atenção de pensamentos ou sentimentos que não quer ter, como fobias, ansiedade, pânico. Ou quando precisar de foco e direcionamento do seu pensamento.

Novos Cursos Presenciais

Os Cursos Presenciais “Socorro! Preciso Mudar!” para Mudanças de Hábitos estão de volta!!!

Teremos turmas em breve em Uberlândia, Goiânia, Brasília e Ribeirão Preto. Se você tem interesse, deixe uma mensagem abaixo e entraremos em contato com você quando as datas estiverem confirmadas.

As 3 Decisões Mais Importantes Para Perder Peso e Ter Uma Saúde Melhor

Meu quadro alguns anos atrás: colesterol alto, pressão alta, triglicérides alto, histórico de problemas cardíacos na família. Hoje: meus níveis estão todos excelentes, estou mais saudável do que era a 20 anos atrás. Muito mais disposição e energia. Como aconteceu essa mudança, e como você pode implementar o mesmo na sua vida:

1 – Reduza Carboidratos

Isso é essencial. Nossa dieta hoje é excessivamente rica em carboidratos simples – farinhas, açúcares, massas, doces, cereais refinados. Ah, o pior deles – refrigerantes em geral, que são saturados de açúcar. Troque isso por carboidratos complexos – frutas e verduras e aumente a ingestão de proteínas (ovos, carnes magras) e boas gorduras (abacate, castanhas). Isso vai te ajudar a perder peso e ajudar a resolver alergias e um número enorme de problemas de saúde.

2 – Implemente Exercícios na sua Rotina

Eu sei, você está cansado de ouvir isso, e provavelmente já tentou várias vezes e desistiu. Uma dica, e foi assim que eu consegui implementar isso na minha rotina: use mini-habitos – comece bem devagar, com alvos bem pequenos. Por exemplo, dar uma volta no quarteirão, andando, 3 vezes por semana. Ou fazer uma flexão (só uma) toda vez que fizer xixi. Parece besteira, mas funciona. Quando você quiser dar duas voltas ou fazer duas flexões, excelente. Mas mantenha o seu alvo o mais baixo possível. O mais importante – seja consistente e não desista.

3 – Use Suplementação

Fazem 2 anos que eu tomo um shake todos os dias como substituto de uma refeição. O Dr. Louis Ignarro, ganhador do prêmio Nobel de Medicina faz isso todos os dias (veja esse link), portanto sigo o exemplo dele. Além disso diminuir a quantidade de calorias ingeridas no dia e assim ajudar a manter o meu peso, estou aumentando a ingestão de vitaminas e sais minerais essenciais para uma boa saúde. Não lembro a última vez que tive uma gripe ou qualquer outra infecção. Não compre shakes em farmácias ou supermercados, eles não funcionam como substitutos de refeição. Procure uma marca bem estabelecida e reconhecida, que esteja a muitos anos no mercado e de preferência em vários países. Não economize nisso, não vale a pena. Afinal, é o seu corpo e a sua saúde. Sobre multivitamínicos, cuidado para não comprar gato por lebre. Os que mudam a cor do xixi não são bem absorvidos pelo seu organismo, portanto você está apenas enriquecendo o esgoto com eles. Essa não é uma lista completa. Descansar devidamente, ter bons relacionamentos e se hidratar são também partes importantes de uma vida saudável, mas se você quiser implementar mudanças que vão fazer uma diferença enorme rápidamente, essas 3 são essenciais. Faça dos 3 pontos acima um hábito e você vai colher os resultados para o resto da sua vida. Vale a pena o esforço.      

Descubra Para Onde Está Indo O Seu Dinheiro Criando um DRE

Acesse aqui o cupom de desconto para o curso “Socorro! Preciso Organizar as Minhas Finanças”
Sabe aquela situação quando você não sabe onde foi parar o dinheiro das vendas que você fez? Ou qual o total de compromissos financeiros que você tem para o mês que vem? Pois é, essas e muitas outras dúvidas podem ser sanadas através de um DRE, ou Demonstrativo de Resultados Financeiros. É usado por multinacionais e micro empresas para analisar as finanças e saber como o negócio está indo. Aprenda nesse vídeo a construir um DRE para o seu negócio de forma ulta-simples, em apenas alguns minutos, e como ele pode ser usado para responder a essas e várias outras perguntas. Cupom de desconto para o curso “Socorro! Preciso Organizar as Minhas Finanças”.

Socorro! Preciso Organizar as Minhas Finanças!

Thumbnail

Você já fez as contas de quanto dinheiro já perdeu com juros, multas e taxas bancárias por pagar contas atrasado? Ou por não receber de clientes na data certa porque esqueceu de ligar lembrando? Ou pior ainda, tomou decisões sem ter o devido embasamento das suas finanças, e se arrependeu depois? Para mudar esse quadro, voce precisa de um SISTEMA de Controle. É isso que estamos oferecendo através desse curso.

Cada dia que você postergar a decisão de começar a controlar as suas finanças é um dia a mais de prejuízos desnecessários. Interrompa esse ciclo criando um SISTEMA DE CONTROLE para o dinheiro do seu negócio.

Esse curso foi formulad para que nós possamos criar juntos uma estrutura de controle financeiro para o seu negócio usando o ZeroPaper da Intuit. Ele foi elaborando pensando em autônomos, profissionais liberais e microempresários, que geralmente exercem várias funções ao mesmo tempo e portanto dispõem de pouco tempo.

Tenha Imediatamente a Resposta para Perguntas como:

  • “Onde foi parar o dinheiro que eu recebi?”
  • “Quanto ainda preciso faturar para pagar todas as contas esse mes?”
  • “Qual foi o meu resultado no mês passado?”
  • “Quanto estou devendo e quanto tenho para receber de clientes?”

Seguindo o passo-a-passo do curso e após a inserção dos dados do seu negócio, vamos aprender como ter a resposta para essas e outras perguntas com apenas alguns clicks.

Porque Controle Financeiro é Essencial

Especialmente em tempos de desafios econômicos como o que estamos passando, ter uma visão precisa e realista das finanças pode fazer a diferença entre a sua empresa acabar endividada e ter que fechar as portas ou crescer e prosperar. Crises são tempos de oportunidades para ajustarmos custos e otimizarmos processos, mas se não conhecemos os números envolvidos, não saberemos no que mexer. Nesse curso criaremos um sistema que colocará os números necessários nas suas mãos.

O Que Aprenderemos Juntos

Nós começaremos com um tutorial de boas práticas de controle financeiro, daí passaremos para a configuração do ZeroPaper para o seu negócio e alimentação dos dados, e terminaremos mostrando como analisar os resultados que o sistema oferece.

Porque o ZeroPaper?

Escolhemos o ZeroPaper porque é hoje o melhor aplicativo financeiro para esse público no mercado brasileiro. É simples e intuitivo, e fornece informações poderosas para a avaliação do seu negócio e para fundamentar a tomada de decisões.

Porque Começar Imediatamente?

Cada dia que você postergar a decisão de começar a controlar as suas finanças é um dia a mais de prejuízos desnecessários. Interrompa esse ciclo tomando uma decisão agora, estamos esperando por você! Todos os alunos matriculados têm 30 DIAS DE GARANTIA. Caso não fique satisfeito com o curso, tem o seu dinheiro de volta imediatamente, sem ter que dar explicações.

Acesse o curso aqui.

 

Um grande abraço.

 

 

2016 Será Fantástico!

2016 vai ser um ano fantástico!!! Vamos começar juntos, equipados com as melhores ferramentas para organizar nossas prioridades, tempo, alvos e implantar hábitos que nos permitam avançar na direção certa!
O curso começa nesse sábado em Uberlândia.

Socorro! Eu Preciso Mudar!

Capa_Socorro_Preciso_Mudar

Nosso livro está quase pronto!!!!

Estamos já na segunda metade do nosso primeiro curso de 9 semanas para mudanças de hábitos, e o livro também está na sua fase final. São várias ferramentas altamente eficazes para mudanças pessoais, criadas a partir das últimas descobertas em psicologia e neurociência. Algumas delas nos permitem “hackear” nosso subconsciente para facilitar a implantação de novos hábitos.

É uma oportunidade para você implementar mudanças que vão impactar sua carreira, finanças, relacionamentos, vida familiar e saúde.

Nosso próximo curso estará disponível em breve. Para pré-matrículas envie uma mensagem via WhatsApp para +34 99637 1252 falando do seu interesse e te manteremos informado.

Se você tem interesse em ter um mentor ou coach nessa área, entre também em contato conosco pelo mesmo número.

Não Diga Não

tentação alimentar

 

 

Focar em “Não fazer alguma coisa” pode ter um efeito contrário. A razão é simples. Para tentar não pensar em algo, aquele algo tem que estar na sua mente o tempo inteiro.

Se eu te disser: nos próximos 5 minutos não pense em um elefante amarelo, com certeza essa imagem vai estar na sua mente enquanto você estiver tentando não pensar nela.

Isso tem um efeito poderosos nas nossas escolhas alimentares. Se você decide “Não comer doces hoje”, vai ter que lembrar de doces o dia inteiro tentando manter a sua decisão. Isso acaba aumentando as chances de você quebrar o que decidiu.

O que fazer então?

Foque no SIM. Por exemplo, “eu vou comer 3 brigadeiros na festa” (ao invés dos 5 que eu geralmente comeria).

Ou “eu vou comer tudo que fizer bem para o meu corpo nesse self-service”.

O prazer de comer é um presente de Deus. Mas use esse prazer hoje para tratar bem de você mesmo. Use o poder do SIM. Seu corpo merece!

Um dia de SIMs saudáveis para você.